Noemi Gelape curriculum Produções

                                                                      NOEMI GELAPE









                                      Noemi Gelape

Bailarina Clássica,Professora de ballet clássico,Bailaora Flamenca,Produtora e Psicóloga
Foi proprietária e Produtora da Cia de Dança Flamenca Garcia y Lorca e hoje tem sua Produtora
García Lorca Produções

Diplomada em Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais
Diplomada em Psicologia pela Universidade católica de Minas Gerais
Especialização em Psicologia Clínica,atuando em seu consultório com atendimento individuais e casais.
Na Cia de dança fez um trabalho com crianças especiais atuando como Psicóloga e Professora de dança
Cursos Especializados em Psicanálise
Formação em Ballet Clássico





                                                    Histórico Profissional


Palácio das artes - Bailarina (02/1968 - 04/1979)
Bailarina,assistente de Direção,Professora,ensaiadora,solista e atuando na área de Psicologia com vasta experiencia em Clinica
Registro de Profissões Regulamentadas nº 3769 como bailarina Noemi Gelape
 Iniciouo Ballet clássico com Klauss Vianna e Angel Vianna
 Por mais de 15 anos, foi integrante do corpo de Baile do Palácio das Artes.
Participou de diversas montagens do Ballet da Fundação Clóvis Salgado, sob direção de Carlos Leite,Várias Óperas e Operetas  que circularam em temporadas pelo Brasil
              
Como Integrante do Corpo de Baile do Pácio das Artes-Fundação Clóvis Salgado participou:
-Ópera Guarani de Carlos Gomes -Regencia Maestro Sergio Magnani,
-Solista da Ópera Lo Schiavo
-Carmen de Bizet
-La Traviata- Regencia Carlos Eduardo Prates
-Aída

Operetas
-Viuva Alegre
-A casa das Tres Meninas

Ballet Clássico
-Lagos dos Cisnes
-Don Quixote
-Suite Quebra-Nozes
-La Valse de Ravel
-Sonata de Paganini
-Giselle-
-Bela Adormecida-
-Amor Bruxo
-Noite das Valpurgias
-Tocata e Fuga de Bach
-Assim falava Zaratrusta
-Jesus Cristo no Jardim das Oliveiras
-Inconfidência na Praça
                                                      
                                        Flamenco

Como Integrante da Cia Los Del Rocío por sete anos apresentou em Várias cidades e no Grande Teatro Pálacio das Artes:
-Romance Del Amargo
-Bolero de Ravel
-Carmen com direção de Bibi Ferreira
-El Camino
-Vialancicos
-Romeria Del Rocío

-Hospedeira e Guardiã da Virgem del Rocio e Produtora da Romeria Del Rocio em Belo Horizonte que tem o Titulo de Irmandade de Granada
Cursos com vários bailaores espanhóis,como Lúcia e Tatiana Garrido,Miguel Alonso,La Tina
Pertence ao Partido Verde onde defende os animais silvestres e preservação de espécies.
Casada com o Consultor de comportamento Humano Deputado Federal Antonio Roberto Soares
Atua hoje em vários projetos com sua produtora García Lorca Produções
Atualmente é Produtora e integrante da cia Los del Rocío
Produtora Artística da Laranjeira Produções
Está na produção e elenco do Romacero Gitano -Inconfidência Mineira
Montagem da Missa Flamenca com Coral lírico e bailes flamencos
Produzindo a XX Romeria del Rocío com data para 2 de Julho de 2011

Como Bailaora e Produtora da Cia de Dança Flamenca García y Lorca participou :
Ballet Teatro:
-Amor Torero
-Romeu e Julieta
-Romance Gitano
-Aldeia Flamenca
-La Boda
-Carmen
-Sertão Andaluz-Caravanas Ação Arrumação -Saulo Laranjeira

2003-Teatro do Centro Cultural Usiminas-Ipatinga/MG
Ópera-La Traviata

2004 – Teatro Klauss Vianna em Belo Horizonte/MG
Ópera “A Flauta Mágica”
Direção: Francisco Mayrink e Henrique Passini
Direção Musical e Regência: Débora Andrade e Hugo Pieri

2005-Teatro do Centro Cultural Usiminas em Ipatinga/MG
Ópereta- “A Viúva Alegre”
Direção: Francisco Mayrink
Direção Musical e Regência: Marcelo Melo

Campanhas de Popularização Teatro e Dança de BH/MG:2005
-30ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
Espetáculo Amor Torero

-31ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
Espetáculos
Amor Torero
Romeu e Julieta en Flamenco

-32ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
Espetáculos
Amor Torero
Romeu e Julieta en Flamenco


                                                      García Lorca Produções

Atua hoje em vários projetos com sua produtora García Lorca Produções
Atualmente é Produtora e integrante da cia Los del Rocío
Hospedeira e Guardiã da Virgem del Rocío
Produtora Artística da Laranjeira Produções
Está na produção e elenco do Romacero Gitano -Inconfidência Mineira
Montagem da Missa Flamenca com Coral lírico e bailes flamencos
Em Produção da  XX Romeria del Rocío com data para 2 de Julho de 2011
Pertence ao Partido Verde onde defende os animais silvestres e preservação de espécies
Casada com o Consultor de comportamento Humano Deputado Federal Antonio Roberto Soares


                                                                         Fotos


La Valse de Ravel

Inconfidência na Praça



Guarani de Carlos Gomes



Com  o Mâitre Carlos Leite                                          Com o Grande Maestro
                                                                                    Sérgio Magnani


 Noemi Gelape,Daise Faria,Marilene Martins,Lúcia Tristão




La Valse de Ravel

     

Noemi Gelape,Décio Otero,Lúcia Tristão,Bidu
Cecília Hermeto,Rafisa Canals,Sonia Tárcia



                                        
    Carlos Leite com Mikhail Baryshnikov                                    Carlos Leite com Margot Fontaine


Noemi Gelape com Joaquim Ribeiro
                                                                                                                                                                                                                                            

Lelena,Walquiria Lúcia,Tamúsia,Noemi Gelape,Elulia Cohen,
Lúcia Tristão e Carlos Leite






Muitos amigos de uma grande jornada
Maristela Tristão,Fátima Carretero,Claúdia Malta,
Daise Faria








 

                                                                           

                                                                  
                                                                Ópera Aida



                                           Ópera Carmen
                                                                                                            Direção:Bibi Ferreira

                                                                                 



Opereta Viuva Alegre
Cia García y Lorca





                               Ópera Flauta Mágica
Cia García y Lorca





                                                         Flamenco






                                                                 Romeu e Julieta en Flamenco
                                                                                            Cia García y Lorca




Bolero de Ravel
Palácio das Artes



Amargo
Palácio das Artes

                                                      Ópera Flauta Mágica
                                                                          Cia García y Lorca


                                                       CIA GARCÌA Y LORCA
                                                                                                         
O nome:


A Origem do nome “Cia. de teatro e dança García y Lorca” vem da concepção de união entre dança e teatro. De um lado usamos o García, sobrenome de um dos fundadores como representatividade dos bailarinos e da dança. De outro o Lorca, referindo-nos ao trabalho magistral de Federico García Lorca, poeta, teatrólogo, comediante, escritor e flamencólogo, que com seu teatro itinerante viajou toda a Espanha divulgando o flamenco como poesia, dança, teatro e até mesmo uma forma de manifestação filosófica crítica aos regimes absolutistas e a repressão do povo que possuia culturas e valores diferentes de quem estava no poder. Foi considerado um revolucionário, homem de idéias brilhantes, sendo fuzilado pelo regime franquista na cidade de Granada em 1936

A Cia. de teatro e dança García y Lorca fundada em 2001, mescla de forma sublime a arte do flamenco e sua derivação no Brasil. Através de estudos e pesquisas a Cia. encontra o flamenco em terras brasileiras devido a processos migratórios por diversas razões, sendo a mais marcante delas a inquisição. Podemos notar esta influência na expressão cultural de diversas maneiras: música, poesia, canto, dança e literatura. Desta forma a Cia. vem difundindo este lado tão desconhecido de influência na formação da cultura brasileira, acreditando sempre que esta arte é uma composição teatro-dança (ballet teatro), não podendo ser vivida de forma separada, pois fala da vida, do sofrimento, da dicotomia tristeza/alegria, ou alegria apesar da tristeza, do dia a dia de um povo que teve por muitas vezes que abrir mão de sua cultura e aceitar o que era novo para sobreviver agregando assim a ela novos significados culturais.


                                                                        Produções
                                  CIA GARCIA Y LORCA

                                                                       AMOR TORERO
                                                                                  




Estreou em 2003 e foi inspirado na personagem Lígia, “a torera” do filme "Fale com Ela" de Pedro Almodóvar, e conta a estória das pulsões de vida e morte num cenário de touradas. Seus personagens são fortes e transportam para a vida estas pulsões, resultando um espetáculo extremamente sensual, como a própria dança flamenca.



O espetáculo conta a estória do amor platônico entre Pietro um discreto camponês, e Milagros, “a grande torera”. Uma arena é criada na atmosfera do espetáculo, simulando uma típica tourada na maior intensidade entre pulsão de vida e morte: “suor com cheiro de sangue” é o nome desta passagem do espetáculo. Neste momento, as duas platéias: a do público e a dos personagens se tornam uma só, um só coração envolvido na “cojita del toro”. A estória de amor tem seu desfecho com o término da distância entre Pietro e Milagros: a cena de um típico casamento gitano (cigano) encerra o espetáculo em clima de alegria.


A trilha se desenvolve nos moldes tradicionais flamencos e incorpora uma estética moderna: O Movimento Los Jovenes Flamencos com instrumentos contemporâneos acrescentados ao flamenco tradicional.












ROMEU E JULIETA EN FLAMENCO
                                                                     




                                                                  

O espetáculo é inspirado no clássico de William Shakespeare e traz aos palcos a rivalidade entre duas famílias transportada ao cenário da Espanha antiga: de um lado os Capuleto, representando a nobreza soberana, de outro lado os Montéquio, representando os flamencos de Triana, historicamente reprimidos pelas diferenças de cultura e costumes de vida.



No cenário rico de Sevilha Romeu de Triana e Julieta da nobreza vivem um amor impossível, tentando quebrar todo preconceito e desrespeito com que foram tratadas as minorias.


Ciganos e nobres, em figurino clássico, majestoso e rico, evocam o mistério das tragédias, companheiras inseparáveis do ódio e do amor romântico.


Espetáculo altamente inovador no universo flamenco, mantendo a proposta da Cia. na fusão teatro/dança consegue unir paixão, desespero e tristeza no agir de duas famílias que se digladiam para evitar o amor de um cigano e uma nobre. Os sapateados, as palmas e os movimentos da expressão flamenca criam o clima de emoção e comoção em uma estória que retrata nossa ânsia de amar.


A trilha sonora é bem diversificada vai do clássico espanhol ao flamenco fusion, com os mais diversos instrumentos como bateria, violoncelo, violino, etc. Procurando manter a estética medieval, as músicas trazem instrumentos antigos e também incitando o que há de passional na estória são utilizados elementos modernosos. Assim a Cia. de teatro e dança García y Lorca apresenta sua versão do grande clássico de Shakespeare, um convite a lançar-se à busca do que habita no mais profundo do nosso ser: o amor, ciúme, a luta e a arte.






                                                                ROMANCE GITANO
 




No inicio do século XX acontece na Espanha um movimento cultural onde vários poetas, revolucionários e pensadores se reuniam para conversas elaboradas nos chamados cafés cantantes.Ao mesmo tempo que conversavam assistiam a apresentações de flamenco, que saía do anonimato dos guetos e começava a se difundir e ser apreciado em Andaluzia.O espetáculo Romance Gitano se passa em um desses cafés cantantes, mostrando as primeiras formas de divulgação do flamenco,o flamenco das óperas,onde vários autores fascinados com o que conheciam da cultura andaluza lhe fazem alusões e o flamenco apresentado nestes cafés cantantes, onde era viabilizada a oportunidade para as famílias flamencas mostrarem sua arte e magia.



Tendo como pano de fundo a estória de Santiago, o toreiro cobiçado pelas mulheres e de Soledad, sua escolhida no cenário do café cantante de Hernandez, um típico taberneiro espanhol,também apaixonado por Soledad, o espetáculo mostra como foi a difusão do flamenco dentro da Europa e da Espanha. A trilha sonora utiliza Verdi, Bizet, que dão ao flamenco a visualização européia e grandes nomes como Camarón e Pepe de Lucía, trazendo o mais puro da cultura.


Romance Gitano recebeu no seu ano de estréia, 2005, as seguintes indicações no prêmio Sated:


-Melhor Espetáculo


-Melhor Bailarina- Márcia Gelape


-Melhor Bailarino- Alejandro García


-Melhor Trilha Sonora


-Melhor coreografia – Márcia Gelape e Alejandro García



                                                     CARMEN DE BIZET



                                                              Carmen tem o espírito de liberdade, que impulsiona a personagem andaluza, uma bandeira de emancipação. Dona do próprio destino no corpo de uma personagem dominante e sem limites. Mulher confiante da sua beleza e poder de atração, impulsionada pelo desejo de viver apenas de acordo com a sua vontade e as suas próprias leis. Na saída da fábrica de tabaco em Sevilha, local onde trabalha Carmen, sempre admirada e cobiçada por muitos decide dedicar a sua atenção ao soldado Don Jose, que convocado a prendê-la durante uma briga com a colega Manuela, acaba sendo vítima dos encantos dessa mulher exuberante, e a liberta sonhando com um possível amor. Essa paixão possessiva e os conflitos morais de Don Jose fazem com que Carmen perca o interesse por ele, se interessando pelo grande toreador Escamillo, de onde surge uma nova arrebatadora paixão. Carmen considera o amor um pássaro livre indo onde lhe vem o desejo, diz que se ama algum homem que ele se sinta honrado mas que se um homem lhe ame, tome cuidado.
O destino está escrito nas cartas colocadas por sua amiga Mercédès, a morte ronda Carmen. Na praça de touros seu destino será selado: um grande herói das arenas, uma mulher sedutora e um homem que apostou sua vida em uma paixão. Carmen é paixão, sedução, impulsividade, desejo, amor, ódio,vingança, poder e sangue.



                                             


                                                    
                                                              ALDEIA FLAMENCA




O espetáculo é versátil que pode ser executado em diversos lugares, com formato e duração diferentes. Trata-se de quadros flamencos mostrando seus vários ritmos: tangos, bulerías, alegrías, soleares, guajiras, rumbas, farruca,entre outros.




Os bailarinos mesclam cores, castanholas, leques, xales, movimentando a platéia e divulgando a beleza da cultura flamenca com muita técnica e sapateado.


Este espetáculo teve sua estréia em 2003 e desde então vem sendo realizado nos mais diversos lugares.




                                                             LA BODA
 
 
A Cia. de teatro e dança Garcia y Lorca retrata através do ballet teatro o típico casamento cigano. Utilizando elementos culturais que compõe a mescla flamenca, como a religiosidade, sendo um pouco judaica, moura e cigana e também as crendices populares que eram passadas pelas gerações, utilizando o ritualismo presente nas aldeias flamencas.


                                                         SERTÃO ANDALUZ





Através de pesquisa histórica, a coreógrafa Márcia Gelape constatou que o flamenco chegou à cultura sertaneja através da imigração dos sefarditas (habitantes da península Ibérica) que obrigados, a se converterem ao cristianismo e perseguidos pela inquisição vieram para o Brasil


A maior parte chega ao nordeste, contribuindo para a identidade cultural nordestina e quando chega ao fim o Brasil holandês e a inquisição toma poder nessas terras, muitos sefarditas que não conseguiram partir para Holanda ou Nova York, descem pelo sertão brasileiro em busca da recém descoberta capitania das Minas Gerais, terra promissora com muita necessidade de mão de obra. Nesse percurso muitas famílias são engolidas pelo sertão, chegando a fazer parte de diversos movimentos de guerrilha, sempre buscando o direito de cidadania e de livre expressão cultural e religiosa.


O espetáculo propõe este resgate: a influência do flamenco na cultura sertaneja.


Ao mesclar as duas expressões artísticas, dadas á proximidade e familiaridade constatada, estamos voltando a um momento e linguagem que no passado foi o mesmo.


O Brasil sintetiza a força criadora da pluralidade cultural. Em muitos casos perdeu-se no tempo a origem de várias manifestações culturais por se originarem de culturas perseguidas ou por ter na transmissão oral sua única forma de preservação.


Vários aspectos andaluzes passaram a fazer parte de nossas raízes e se introjetaram em nossos valores sociais, em nossa forma de fazer música, dançar e nas festividades populares. De uma profunda pesquisa da dança, das músicas sertanejas e da viola caipira surgiu um encontro inesperado: o flamenco e o sertão.


Márcia Gelape abre o espetáculo em grande estilo: o Soleá da seca de sua autoria onde as duas culturas se mesclam de forma natural. A trilha sonora do Sertão Andaluz foi montada visando comprovar musicalmente esta descendência: o flamenco é tocado pela viola caipira e enriquecido pelo modo nordestino. Chico Lobo compõe músicas que falam do sertão à Andaluzia. Lirinha e o Cordel do Fogo Encantado cedem gentilmente sua poesia musicada para se falar do som, da seca e da chuva. Participam também da trilha Déa Trancoso, representando o canto das lavadeiras do Jequitinhonha;André Siqueira, fazendo flamenco em seu violão brasileiro e Fortuna com seu canto em ladino, reverenciando a origem de tudo.


                                                                 Dança das Fitas



                                                                     Cangaço


                                                                         Recife

                                                                        Soleá da Seca




                                                                           Recife





Senhor do Bonfin

Zelher



Soleá da Seca

Dança das Fitas

Soleá da Seca

                                                                 

Lavadeiras

Soleá da Seca

                              Espetáculos com Inclusão




Caravana Ação Arrumação


                                                               LA TRAVIATA
                                                                                Cia García y lorca

Tango Extremeño
Fragmento de Amor Torero