terça-feira, 30 de julho de 2019

Romeria del Rocio

                                                
                                                                       Romeria del Rocio               
                                           
                                                       Salve la Blanca Paloma de la paz



Salve Rocieira-los Romeros de la Puebla

DiOS TE SALVE!, DIOS TE SALVE!.
REINA DE LAS MARISMAS,
MADRE DE DIOS Y NUESTRA
BLANCA PALOMA DE LA PAZ
Y VIDA ESPERANZA VERDADERA
DIOS TE SALVE! Y SALVE A TUS ROMEROS
ERRANTES PEREGRINOS EN LA TIERRA
QUE GIMEN SIN CONSUELO EN ESTE VALLE
DE LLANTO Y DE TINIEBLA, HERENCIA DOLORIDA
DE LA PRIMERA EVA.
VUÉLVENOS TU MIRADA, ABOGADA Y MAESTRA
CELESTIAL MEDIADORA Y AMOROSA PASTORA
DE LA GREY MARISMEÑA.
MUÉSTRANOS A TU BUEN PASTORCILLO
LA DIVINA COSECHA DE TU VIENTRE BENDITO
QUE A TU AMADO REDIL ALIMENTA
OH CLEMENTE Y PIADOSA
Y PALOMA ALMONTEÑA, SIEMPRE VIRGEN MARÍA
SI TU DULCE ROCÍO NOS RIEGA
SANTA MADRE DE DIOS
NOS HARÁ MERECER SU PROMESA
Y PODREMOS AL FIN DE LOS DÍAS
HABITAR LAS MARISMAS ETERNAS
SANTA MADRE DE DIOS
NOS HARÁ MERECER SU PROMESA
Y PODREMOS AL FIN DE LOS DÍAS
HABITAR LAS MARISMAS ETERNAS!!!


romería ( espanhol ) ou romaria ( português ) é uma espécie de peregrinação religiosa católica romana de curta distância praticada anualmente na Península Ibérica e em países anteriormente colonizados por Espanha e Portugal . O termo vem de romero / romeiro , ou seja, uma pessoa viajando para Roma  
A viagem pode ser feita em carros, carros alegóricos, a cavalo ou a pé, e seu destino é um santuário ou ermidaconsagrada a uma figura religiosa honrada na festa daquele dia. Além de assistir a serviços religiosos e procissões , os peregrinos também podem participar de eventos sociais como cantar, festejar e dançar.



















Um dos exemplos mais famosos de uma peregrinação é o de Nuestra Señora del Rocío , em que os fiéis se mudam para o Santuário da Virgen del Rocío na aldeia do Rocío, em Almonte , Huelva . 












                                                                                     
                                                           
                                      Salve La Blanca Paloma de la Paz






Romeria del rocio é a maior romaria da Europa, em honra da virgem del Rocío. Trata-se de uma celebração única que mistura religião e folclore e leva cerca de um milhão de pessoas a uma pequena aldeia andaluza, a cerca de uma hora da fronteira com o sul de Portugal. Muitos são peregrinos que ao longo de vários dias se deslocam a pé, a cavalo ou em carroças, num ambiente único de festa e devoção. 



História da virgem del rocio



A Aparição da Virgen del Rocío

No século XV, um caçador chamado Gregório Medina estava caçando quando alguns cães pararam perto de uma árvore centenária e latiram muito, como se tivessem farejado uma presa. Os latidos eram tantos que despertaram a atenção do caçador , que ao procurar pela presa, encontrou na verdade a imagem de uma Virgem, que segundo disse,  mais parecia de uma boneca. Extasiado, ele pensou em levá-la para a cidade mais próxima, que era Almonte, porém uma força maior obrigou-o a deixar a imagem no tronco, escondida. A notícia sobre imagem sagrada da Virgem foi sendo conmpartilhada (segundo disseram, o caçador contava a todos a sua descoberta dizendo que Maria de los Remédios o havia chamado ao local em questão). Em poucos dias fiéis e curiosos começaram a ir em peregrinação até a imagem da Virgem, para constatar e ver de perto o que o caçador havia descoberto. A Virgem foi removida do tronco da árvore,entretanto os bois que puxavam as carroças não conseguiam sair do lugar. Decidiram então construir uma Ermita para a Virgem, que era a Madre de las Rocinas, a Virgen del Rocio, a Blanca Paloma, como foi chamada pelos espanhóis. À partir de então foram atribuídos vários milagres à Virgen del Rocio. 

O que é Rocío:



Rocío (Orvalho)  é um povoado que fica ao sul da Espanha (Andalucía), em Almonte, na província de Huelva. Todos os anos, os romeiros viajam em carroças e cavalos, de todas as partes de Espanha.,Ilhas Canárias, Estados Unidos, África do Sul, Europa e Brasil, para participar juntamente com as hermandades da Romaria, que acontece no período de  Pentecostes (50 dias depois da Páscoa).



As Hermandades:

A primeira Hermandad foi fundada em 1758 e é Villamanrique de la Condesa, de Sevilha, sendo que hoje existem mais de 100 Hermandades registradas em diferentes cidades da Espanha que possuem  obrigações de cunho religioso, social e/ou festivo. Elas permanecem durante uma semana cantando e dançando Sevillanas , rezando e celebrando missas ao som de castanholas, tambores e flautas e vestidos à moda andaluza, e, no último dia (que é a segunda-feira de Pentecostes) todas as Hermandades se encontram na região do Rocio, sendo celebrada a missa em louvor à Virgen del Rocío. Nesta hora, a imagem de ouro da Virgen del Rocio é retirada da Igreja e somente os homens, os Almonteños podem carregá-la. 


A Romería del Rocío de Belo Horizonte:


Desde 1992 o  Centro de Cultura Flamenca e Noemi Gelape organizam a Romería del Rocío em Belo Horizonte, sempre em caráter filantrópico, recolhendo donativos para as mais diversas entidades filantrópicas, como a Santa Casa, o Servas, a AMAS, creches e asilos. 
Na ocasião, a população local, amigos, fiéis e admiradores da cultura espanhola se juntam a homens e mulheres vestidos em trajes espanhóis e desfilam pela cidade acompanhados de cavalos e carroças enfeitadas.
No destino final da Romaria, ocorre uma benção e começa então a festa espanhola, que reúne atrações artísticas, artesanato e comidas típicas tanto do Brasil como da Espanha por ser um intercâmbio Cultura entre Granada e Belo horizonte cidades irmãs

Na capital mineira, a  XXI Romeria del Rocio
 celebra Belo Horizonte e Granada - Cidades Irmãs
e leva às ruas a alegria da alma espanhola, em festejo beneficente
Saulo Laranjeira e muitos outros shows
dão sequência ao festejo gratuito, na Savassi
‘traga sua alegria... ou sua carroça... e sua doação... enfeite seu cabelo... ou seu olhar... e venha celebrar!’


A Escuela Flamenca Los Del Rocio, a Belotur, o SESC, a PBH, a Prefeitura de Granada, a Garcia Lorca Produções e a Cena Mineira realizam, no dia 07 de julho, sábado, a partir das 10h, a XXI Romería Del Rocío. O evento, que tem caráter beneficente à Santa Casa e integra o calendário oficial de festas da capital mineira, celebra Belo Horizonte e Granada, Cidades Irmãs em intenso intercâmbio cultural, A Romeria leva às ruas a tradição andaluza da padroeira ‘Virgen Del Rocio’ – La Blanca Paloma, cuja imagem está atualmente hospedada pela bailaora Noemi Gelape. A grande festa terá início com a concentração na Praça Floriano Peixoto - Bairro Santa Efigênia, onde homens e mulheres vestidos ao estilo andaluz desfilam pela cidade em carroças ornamentadas com muitas flores e balões. Ao ritmo de pandeiro, castanholas e muita dança típica, a Romería segue pelas ruas da cidade, louvando à Virgem, cuja veneração na Espanha se compara à fé em Nossa Senhora Aparecida, no Brasil. O clima cigano envolve as ruas com alegria e devotos afirmam que, mesmo no festejo artístico, graças e pedidos à Santa são atendidos. Doações espontâneas (roupas, cobertores e alimentos não perecíveis) feitas pelo público serão encaminhadas à Santa Casa, fortalecendo o caráter filantrópico do evento.


Há alguns anos, através de mobilização dos coordenadores da Romeria del Rocio, Belo Horizonte recebeu o título de ‘Cidade Irmã’, concedido pela Prefeitura de Granada, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre as duas prefeituras para a realização permanente de parcerias nos âmbitos religioso, cultural e empresarial. Neste semestre, com a organização de Bruno Cavatoni Serra empresário de mel,orquideas e também grande bailaor flamenco,estão sendo realizadas reuniões entre as duas prefeituras, oficializadas pelo Secretário Adjunto de Relações Internacionais, Rodrigo de Oliveira Perpétuo, Sra. Pilar Sierra Gómez membro da direção da Federação das Industrias Granadinas, junto a autoridades representativas belo-horizontinas, para dar a devida continuidade e efetivar os projetos de intercâmbios e parcerias, com o apoio de diversas organizações empresariais, comerciais, industriais e institucionais, incluindo universidades.


                                                ROTEIRO:


A Romería del Rocio que também celebra Belo Horizonte e Granada – cidades irmãs, parte, às 10h, da concentração na Praça Floriano Peixoto, segue pela Avenida Brasil, com suas carroças e cavalos enfeitados com flores e balões, muita dança e coro de castanholas; tem festejo especial, com Banda ao vivo, previsto para as 12h, na Praça da Liberdade; segue pelas Avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas até que por volta das 13h, chega ao quarteirão em frente á sede da Escuela Flamenca Los Del Rocio (Rua Antonio de Albuquerque, 290 – esquina com Rua Rio Grande do Norte – Savassi – BH – MG), onde dá seqüência à festa com barraquinhas de artesanato típico, artigos flamencos, comidas típicas, bebidas. No palco, shows variados, celebrando as duas culturas: bailes folclóricos, solos de flamenco, ballet, música clássica e popular, samba, quadrilhas e muito mais, até às 22h.


                                         ATRAÇÕES ARTÍSTICAS:


Rocio - Salve Rociera, Sevilhanas, Carmen de Ronda e suas castanholas, Hino de Andaluzia com Arnaldo Alvarenga, Cia Fatima Carretero, Alejandro Garcia e Cia Los del Rocio; Cia Garcia y Lorca; Marcelo Rodriguez com a cia Inspiracíon Flamenca, Cia Pátio Espanhol, Bruno Mendes e alunas da UFMG, Samuel Toledo,com Gisele Ferrara e Olga com Bolero e Zulk e Salsa,Dança do Ventre com Gisele Amira,Compasso Academia de dança com o Espetáculo Baile dos cadetes, Douglas Gonzalez, Ana Vilamarim, Gaita de Fole com René e Romulo Salobreño, Quadrilhas, Bacharéis do samba, Violino com Leo Barcelos,Kiko Ianni, Aixa Carretero, Grupo Oiaki, entre outras atrações igualmente especiais. Às 18h, Saulo Laranjeira homenageia a Virgen del Rocio, padroeira de Andaluzia, cantando Romaria - Renato Teixeira, música que homenageia Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, evocando a irmandade).


                                                    A IMAGEM:


Seguindo a tradição, a imagem da virgem peregrina é com honra, hospedada por uma família que se responsabiliza por seus cuidados. Atualmente, a Hospedeira da Virgem é a bailaora Noemi Gelape, da Garcia Lorca Produções.


A XXI Romeria del Rocio é realizada graças à parceria de: Escuela Flamenca Los Del Rocio, Garcia lorca Produções, La Taberna, Carlos Carretero Atelier, Cena Mineira Produções, Márcia Francisco Comunicação & Imprensa, SESC,Belotur, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Fundação Municipal de Cultura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário