AHTEIA
Surge uma nova perspectiva artística diante de pesquisas e vivências de Emerson Calado e Márcia Gelape. Juntamente com Tonino Arcoverde, Joaquim Izidro e Noemi Gelape concretiza-se a formação de uma teia de conhecimentos e experiências individuais. Cada um traz consigo sua arte e sua origem que compõe um mosaico inovador, dando vida a banda e ao espetáculo Ahteia.O espetáculo de música, teatro e dança, torna-se a prova viva da similaridade cultural, a verdadeira possibilidade de mesclar linguagens, agregar conceitos de diferentes origens. A união dos músicos do Nordeste brasileiro com o teatro e dança em Minas, remete a similaridade cultural entre os dois estados devida aos processos de migração dos sefarditas que chegam até Minas Gerais, tornando-o o estado no mundo com maior número de descendentes de sefarditas.
Tonino Arcoverde tem sua referência pessoal naquela região do sertão do Moxotó onde Lampião refere-se como a fronteira de seu estado, Rio Branco, antigo nome da cidade de Arcoverde. Emerson Calado tem em seu sangue os índios Xucuru, de Pesqueira, agreste de PE, tornado-se um silêncio inquieto em busca de palavras que encontra nos sons dos tambores. Joaquim Izidro, natural da região do Cariri, carrega consigo toda a saga religiosa nas suas poesias, herança geográfico- afetiva do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto. Marcia Gelape descendente dos sefarditas de Morro Vermelho- MG, local de início da Guerra dos Emboabas e palco da primeira eleição direta das Américas, tem sua arte totalmente influenciada pelo espírito revolucionário e autêntico, juntando coragem de inovação com respeito às tradições familiares.
Através das várias linguagens que possuímos buscamos a limpidez da origem delas através da história do sertão brasileiro, que pelos seus processos imigratórios e migratórios, acabou nos proporcionando um banco de dados para a pesquisa da origem de nossas crenças e nossos costumes. Homenageamos povos que foram perseguidos pela inquisição, pelos coronéis e pelos preconceitos descabidos difundidos em nossa sociedade atual.
Partimos da premissa de que um povo sem origem é um povo perdido, em busca de identidades e raízes e que talvez essa divulgação possa voltar os olhos modernos para a valorização da cultura brasileira em sua enorme riqueza.
Ahteia traz a possibilidade de uma história transparente poetizada em forma de espetáculo onde cada origem torna-se uma pequena mostra do que se tornou hoje na cultura brasileira e de sua gratidão enorme aos antepassados.
Ficha técnica:
Direção geral: Emerson Calado e Márcia Gelape
Direção artística: Márcia Gelape
Direção musical: Emerson Calado
Execução Musical:Tonino Arcoverde
Músicas:Tonino Arcoverde
Márcia Gelape-Soleá da Seca
Chico Lobo-Romance Nordestino
Produção: Noemi Gelape
Gracia Lorca Produções
Elenco:
Alejandro García
Ana Sampaio
Anderson da Matta
Bruno Mendes
David Gomes
Dudé Carnero
Eduardo Passalo
Juliana Íris
Márcia Gelape
Fotos de Paulo Rogério
Anderson da Matta
Eduardo Passalo
Tonino Arcoverde
Emerson Calado

Ana Sampaio
Juliana Ìris


Márcia Gelape e Juliana ìris
Alejandro Gárcia
Alejandro Gárcia e Márcia Gelape
Bruno Mendes com Juliana ìris e Ana Sampaio
Patrocinadores